Voo de calibração realizado com sucesso no Aeroporto Internacional de Maputo

December 11, 2017

 

No âmbito do cumprimento do plano de actividades para o presente ano, da Direcção de Manutenção e Sistemas decorreu entre os dias 30 de Novembro e 05 de Dezembro do corrente ano o voo de calibração no Aeroporto Internacional de Maputo.

 

A actividade de calibração contou com a intervenção de uma aeronave ZS-CAR com a respectiva tripulação que foi contratada a entidade SACAA  - South African Civil Aviation Authority, através de um acordo entre as partes.

O voo de calibração visa garantir o cumprimento das normas de segurança operacional exigidas pela ICAO.

 

A calibração designada Flight Check decorreu normalmente, devido ao elevado grau de maturidade dos TMCENA’s (técnicos de manutenção Electrónica) na intervenção técnica durante os testes em vôo, para a verificação e ajuste dos parâmetros requeridos para conformidade destes sistemas de acordo com as recomendações da ICAO.

 

O sistema DVOR/DME foi verificado em voo no dia 30 de Novembro corrente e aprovado para sua operação segura, pelo que, foi emitido o respectivo relatório que o certifica para os devidos efeitos.

 

Os sistemas ILS e PAPI foram calibrados no dia 05 de Dezembro corrente e após os testes e ajustes dos parâmetros requeridos pela ICAO, foram devidamente inspeccionados pelo Flight Check acima, para serem usados dentro dos padrões exigidos internacionalmente na aviação e com emissão dos respectivos certificados de calibração.

 

Os sistemas de ajuda a navegação aérea (DVOR/DME/ILS/PAPI) são sensíveis ao meio ambiente em que se encontram instalados em cada aeroporto, pelo que, a ICAO recomenda a sua verificação periódica dentro dos padrões estabelecidos para sua operação, através de um Flight check, devidamente equipado com um laboratório a bordo, também certificado pela ICAO.

 

Esta acção é efectuada regularmente em períodos mínimos que variam de seis meses a dois anos, de acordo com a legislação em vigor em cada Pais.

 

No final da missão a tripulação do Flight Test parabenizou os técnicos da ADM EP pela sua contribuição para o sucesso desta actividade.

 

A actividade de calibração será também efectuada nos aeroportos da Beira e Nampula nos termos da necessidade de certificação para sua conformidade operacional.  

 

Assim como, no seguimento do plano da DMES, também serão realizados voos de calibração nos aeroportos que possuem sistemas de rádio ajudas a navegação aérea e de sinalização luminosa (PAPIS) nomeadamente em: Quelimane, Tete, Nampula, Lichinga, Pemba e Vilanculos.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload