My Items

I'm a title. ​Click here to edit me.

Aeroportos de Moçambique, E.P. faz balanço das actividades de 2020 e Perspectivas para 2021

Aeroportos de Moçambique, E.P. faz balanço das actividades de 2020 e Perspectivas para 2021

A Empresa Aeroportos de Moçambique realiza nos dias 17, 19 e 21 de Maio de 2021, via plataforma zoom, a sua reunião de Balanço das actividades desenvolvidas em 2020 e perspectivas para segundo semestre de 2021. A reunião foi presidida pela Secretária Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Dina Ribeiro. Participaram da reunião, Membros do Conselho de Administração da ADM, E.P., Directores de Função, Chefes de Gabinete e Chefes de Serviços. A agenda da reunião de balanço foi composta por diversos temas sendo de destacar os seguintes: Relatório de contas de 2020 Avaliação do orçamento Planos de actividades Plano estratégico Segurança operacional, entre outros. Na abertura da reunião, a Secretária Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Dina Ribeiro encorajou, mais uma vez, aos gestores e quadros da empresa a encararem com frontalidade os desafios que se colocam à empresa Aeroportos de Moçambique, no novo contexto, focalizando o aprimoramento dos planos de manutenção, privilegiando sempre a “manutenção preventiva” para garantir o funcionamento pleno e duradouro dos equipamentos e das infra-estruturas, melhoria da qualidade dos serviços a todos níveis contribuindo para que o País seja sempre um destino turístico de excelência entre outros desafios.

PCA dos Aeroportos de Moçambique preside ACI-África

PCA dos Aeroportos de Moçambique preside ACI-África

O Presidente do Conselho de Administração da empresa Aeroportos de Moçambique, E.P. Emanuel Chaves foi nomeado por unanimidade para presidir a ACI-África (Associação Internacional dos Aeroportos de África).
De acordo com o Artigo 20 dos Estatuto da ACI África, o Sr. Emanuel Chaves foi designado para o cargo e função de Presidente da referida associação com efeito de 15 de Fevereiro de 2021 até o final do actual mandato da Presidência, ou seja, 31 de Dezembro de 2022. Refira-se que a nomeação é fruto do reconhecimento do trabalho que a empresa Aeroportos de Moçambique tem estado a levar a cabo, como parte integrante desta associação. Este constitui um marco importante para a empresa, em particular, e para o país, no geral, na medida em que vai enaltecer a presença e inclusão da língua portuguesa, na presidência e na associação, posição que vinha sendo dominada por falantes de Inglês e Francês Sobre a ACI - África:
A ACI - África, foi estabelecida em 1991 e é constituída por 67 membros de 53 países africanos que operam em mais de 260 aeroportos e 44 parceiros.
A associação é a voz dos Aeroportos e representa os interesses dos seus membros junto dos governos e organizações internacionais como a ICAO-Organização da Aviação Civil Internacional, e outras, e promove a excelência profissional na gestão e operação aeroportuária.

Aeroportos de Moçambique, E.P. celebra 40 anos da sua Existência

Aeroportos de Moçambique, E.P. celebra 40 anos da sua Existência

A Empresa Aeroportos de Moçambique, E.P. completa a 1 de Novembro, 40 anos de existência. No entanto, para comemorar o dia várias actividades estão em curso em todos aeroportos, nomeadamente: realização de palestras ligadas ao ramo de transportes aéreos e turismo através de webinars com vista a massificar o conhecimento sobre as políticas dos serviços do transporte e do turismo em Moçambique, campanha de sensibilização a população circunvizinha sobre como contribuir para um aeroporto seguro, feiras de Saúde, entre outras. As palestras, poderão ser acompanhas através das plataformas zoom, facebook e youtube nas datas que se seguem: 02/11/20 - Políticas e Estratégias e Actividades de Promoção do Turismo em Moçambique 09/11/20 - Transporte Aéreo e Turismo em Moçambique 16/11/20 - Desafios de Transporte Aéreo para servir o Turismo Doméstico e Internacional em Moçambique 23/11/20 - Hotelaria e Massificação do Turismo Doméstico 26/11/20 - Hotelaria e Massificação do Turismo Internacional em Moçambique

Aeroportos de Moçambique, E.P. faz balanço das actividades de 2019 e Perspectivas para segundo semes

Aeroportos de Moçambique, E.P. faz balanço das actividades de 2019 e Perspectivas para segundo semes

A Empresa Aeroportos de Moçambique realizou nos dias 24 a 28 de Agosto de 2020, via plataforma zoom, a sua reunião de Balanço das actividades desenvolvidas em 2019 e perspectivas para segundo semestre de 2020. A reunião foi presidida pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai. Participaram da reunião, Membros do Conselho de Administração da ADM, E.P., Directores de Função, Chefes de Gabinete e Chefes de Serviços. A agenda da reunião de balanço foi composta por diversos temas sendo de destacar os seguintes: Relatório de contas de 2019 Avaliação do orçamento Planos de actividades Plano estratégico Revisão do sistema de gestão de qualidade Segurança operacional, entre outros. Na abertura da reunião, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai falou da necessidade de melhoria da manutenção dos equipamentos e das infra-estruturas aeroportuárias para o funcionamento pleno e duradouro, bem como da gestão dos recursos materiais e financeiros no qual deve-se privilegiar a transparência e racionalidade.

Lançada a Primeira Pedra de Construção da Sala VIP no Aeródromo de Chimoio

Lançada a Primeira Pedra de Construção da Sala VIP no Aeródromo de Chimoio

O Secretário de Estado da Província de Manica, Edson Macuacua lançou, no dia 03 de Abril de 2020, a primeira pedra para construção da Sala VIP, no Aeródromo de Chimoio. O acto contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ADM, E.P. Emanuel Chaves e alguns dirigentes locais. Na sua intervenção Edson Macuacua falou da promoção do transporte aéreo de carga no país concretamente a província de Manica por ter potencial para produção e exportação de carga via aérea para o mercado nacional e internacional. Assim, estão contemplados para esta obra uma varanda do lado terra, sala de protocolo e segurança, sala de recepção VIP, sala VIP geral, instalações sanitárias, sala VIP do Presidente, sala VIP do Governador e varanda do lado ar. De referir que esta obra irá permitir o alargamento da área de embarque de passageiros e descongestionamento da aerogare. Serão ainda efectuados melhoramentos nos sanitários e em outras infra-estruturas. De referir que todas estas acções estão inseridas na necessidade de oferecer comodidade aos nossos passageiros.

Assinatura de Memorando de Entendimento entre Laboratório de Engenharia de Moçambique e a Empresa Ae

Assinatura de Memorando de Entendimento entre Laboratório de Engenharia de Moçambique e a Empresa Ae

A Empresa Aeroportos de Moçambique, E.P. assinou no dia 05 de Março de 2020 na sua Sede, um memorando de entendimento com o Laboratório de Engenharia de Moçambique, com objectivo de dar assistência técnica às obras da ADM, E.P. em todo o território nacional incluindo o controlo de qualidade dos materiais e obras de construção, reabilitação e manutenção de infra-estruturas aeroportuárias. O memorando foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração da ADM, E.P. Emanuel Chaves e o Administrador do Pelouro de Engenharia Manutenção e Operações, Alberto Nhantumbo e pelo Director Geral do Laboratório de Engenharia de Moçambique, Henrique Vasco Filimone.

ADM, E.P. capacita Seguranças Aeroportuários

ADM, E.P. capacita Seguranças Aeroportuários

Trinta e cinco (35) colaboradores de várias instituições ligadas a área aeroportuária, participam na formação sobre Segurança da Aviação contra actos de interferência ilícita que teve início no dia 10 de Fevereiro de 2020 em Maputo. A segurança da aviação civil tem por objectivo a salvaguarda e a protecção das pessoas e bens, de forma permanente, actuando tanto ao nível da prevenção de actos de interferência ilícita, como lidando com eventuais situações de risco ou ameaça à segurança. Trata-se de uma actividade de enorme complexidade, exigindo por parte de todos os envolvidos o estrito cumprimento das normas legais e das boas práticas de segurança da Aviação Civil. Assim, todo o pessoal que exerce funções neste sector tem de possuir a formação adequada e actualizada. É neste âmbito que surgiu a formação para o cumprimento do programa nacional de formação e treino de segurança da aviação civil desenvolvido em conformidade com as normas da Organização Internacional da Aviação Civil que estabelece requisitos necessários à protecção de passageiros, tripulação, pessoal de serviço em terra, público em geral, aeronaves, aeroportos e facilidades aeronáuticas contra actos ilícitos.

ADM, E.P. homenageia seus clientes

ADM, E.P. homenageia seus clientes

A empresa Aeroportos de Moçambique, E.P. organizou no dia 11 de Dezembro de 2019, um brinde alusivo a despedida do ano com os seus clientes e parceiros. Na mesma ocasião, a Empresa, homenageou com certificado de mérito os melhores clientes que honram com seus compromissos financeiros. Esta cerimónia serviu igualmente para apresentar, a todos os convidados, os prémios conquistados durante a 28ª Assembleia Anual da ACI África, que se realizou em Accra, no Gana, entre os dias 12 a 14 de Outubro de 2019, nomeadamente: Para o Aeroporto Internacional de Nacala – Melhor aeroporto de África em segurança na categoria de aeroportos com menos de dez mil passageiros. Para o Aeroporto Internacional de Maputo – Aeroporto que melhor se destacou na melhoria das condições de segurança. De referir que a premiação, agraciada pela ACI, é resultado de grande trabalho que os colaboradores da ADM, E.P. têm feito para efectivação da nossa visão que é de ser uma empresa de referência a nível interno, regional e Africano. Ainda na mesmo evento, mercê da capacidade de resiliência demonstrada pelo Conselho de Administração, da empresa Aeroportos de Moçambique, o seu PCA foi eleito Vice Presidente do Conselho dos PCAs da ACI –África e membro do Conselho de Governação da ACI mundial. O brinde, alusivo ao final de ano, foi abrilhantado pelo músico Roberto Isaías que apresentou vários ritmos da música moçambicana com objectivo de tornar o evento mais divertido. Na sua intervenção, o Presidente do Conselho de Administração da ADM, E.P., Emanuel Chaves frisou que “pretendemos continuar a merecer a confiança e respeito dos nossos parceiros, atingindo e superando os objectivos traçados e demonstrando o nosso desempenho, espelhando assim a nossa motivação e certeza de que somos uma empresa comprometida com a Segurança e Qualidade”.

Aeroporto de Maputo faz simulação de emergência total

Aeroporto de Maputo faz simulação de emergência total

O Aeroporto de Maputo realizou no dia 28 de Novembro de 2019 o exercício de simulação de emergência total que visa avaliar a capacidade de coordenação dos órgãos intervenientes, o tempo de intervenção na operação de resgate e salvamento, garantindo que as deficiências identificadas no exercício sejam corrigidas. O exercício de simulação de emergência total consistiu no despenho de uma aeronave que transportava 100 passageiros e seis tripulantes. Deste número houve 5 mortos, 10 feridos graves, 10 feridos ligeiros e 77 ficaram salvos e foram transportados pelo autocarro da MAHS, quatro tripulantes ilesos foram transportados no Folow me do AIM. Foram envolvidas para esta simulação várias entidades nomeadamente Direcção do Aeroporto, Gestão de Segurança Aeroportuária, SLCI, serviço de informação e comunicação Aeronáutica, Serviço Nacional de Salvação Publica, Comando da PRM, Hospital Central de Nampula, Cruz Vermelha, INGC, CFM, Responsáveis dos operadores Aéreos, Companhias Aéreas e concessionários do Aeroporto, entre outros.

Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Empresa Aeroportos de Moçambique (ADM, E.P.) celebram acordo

Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Empresa Aeroportos de Moçambique (ADM, E.P.) celebram acordo

A Empresa Aeroportos de Moçambique, E.P. assinou no dia 16 de Agosto de 2019 na Sede da ADM, E.P., um acordo para estabelecer e regular a cooperação nos domínios Académico, Científico, Cultural e de Assistência Técnica entre a UEM e a Empresa Aeroportos de Moçambique, em todos os campos de comum interesse. O contrato foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração da ADM, Emanuel Chaves e Administrador do pelouro de Administração, Finanças e Marketing, Saíde Júnior e pelo Prof. Doutor Orlando António Quilambo, na qualidade de Reitor. No entanto, a UEM e a Empresa Aeroportos de Moçambique concordam em desenvolver programas conjuntos, visando: Realizar pesquisas em campos específicos, delimitados oportunamente em adendas ao presente convénio, para que tais efeitos se estabeleçam, a promoção, execução e divulgação de estudos, projectos, pesquisas e outras actividades afins, organização e realização conjunta de seminários, encontros, reuniões, painéis e outros eventos. Assim como, concepção, desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas, benefício de usufruir das facilidades de ambas partes, integração de estudantes em estágios profissionais, digitalização de documentos históricos da ADM, E.P., criação de Escola Superior especializada em aeronáutica e colaboração na sua instalação, estudos de sistemas de redução de consumo de energia aproveitando as potencialidades das áreas dos aeroportos para energia solar e exploração do NAMING pelos Aeroportos de Moçambique.

Realizada Primeira Conferência Internacional sobre Transporte Aéreo, Turismo e Carga Aérea

Realizada Primeira Conferência Internacional sobre Transporte Aéreo, Turismo e Carga Aérea

Realizou nos dias 15 a 17 de Julho de 2019 a Primeira Conferência Internacional sobre Transporte Aéreo, Turismo e Carga Aérea. O evento contou com a presença de várias individualidades nacionais e estrangeiras. Na abertura da Conferência, o Primeiro-Ministro referiu que Governo pretende assegurar que o transporte aéreo seja mais acessível para a maioria dos cidadãos. Carlos do Rosário explicou que o Executivo continuará a apostar na melhoria da eficiência das operações aeroportuárias e na aplicação de tarifas competitivas, como forma de dinamizar cada vez mais este sector. “Continuaremos, igualmente, a desenvolver acções de capacitação de quadros da área de transporte aéreo, de forma a dotá-los de capacidade técnica para responderem cabalmente aos desafios e exigências deste sector. Com a formação de quadros nacionais, queremos assegurar que o país tenha, cada vez mais, capacidade de garantir a gestão sustentável nas operações de transporte aéreo de passageiros e de carga”, acrescentou o Primeiro-Ministro. Disse ainda que o Governo está focalizado em estabelecer maior conectividade entre os diferentes destinos turísticos nacionais, de modo a alavancar, cada vez mais, o sector do turismo e torná-lo factor de maior atracção de investimentos nacionais e estrangeiros, bem como na criação de condições para facilitar a integração de produtores nacionais nas cadeias de valor internacionais.

Lançada Primeira Conferência Internacional sobre Transporte Aéreo, Turismo, Carga Aérea

Lançada Primeira Conferência Internacional sobre Transporte Aéreo, Turismo, Carga Aérea

Foi lançada no dia 15 de Maio de 2019 a Primeira Conferência Internacional sobre Transporte Aéreo, Turismo, Carga Aérea a realizar-se nos dias 15, 16 e 17 de Julho, em Maputo. Estiveram presentes na cerimónia o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura, Vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, Vice- ministra da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celmira da Silva, Vereadora da Cultura e Turismo no Município de Maputo, Isabel Macie, entre outras individualidades. Na ocasião o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, referiu que a conferência “deve ser considerada como uma oportunidade para estimular grandes inovações na dinâmica dos nossos sectores no que se refere a experiência de casos de sucesso para replicar o desenvolvimento socioeconómico do país”.