My Items

I'm a title. ​Click here to edit me.

Aeroportos de Moçambique, E.P. celebra 40 anos da sua Existência

Aeroportos de Moçambique, E.P. celebra 40 anos da sua Existência

A Empresa Aeroportos de Moçambique, E.P. completa a 1 de Novembro, 40 anos de existência. No entanto, para comemorar o dia várias actividades estão em curso em todos aeroportos, nomeadamente: realização de palestras ligadas ao ramo de transportes aéreos e turismo através de webinars com vista a massificar o conhecimento sobre as políticas dos serviços do transporte e do turismo em Moçambique, campanha de sensibilização a população circunvizinha sobre como contribuir para um aeroporto seguro, feiras de Saúde, entre outras. As palestras, poderão ser acompanhas através das plataformas zoom, facebook e youtube nas datas que se seguem: 02/11/20 - Políticas e Estratégias e Actividades de Promoção do Turismo em Moçambique 09/11/20 - Transporte Aéreo e Turismo em Moçambique 16/11/20 - Desafios de Transporte Aéreo para servir o Turismo Doméstico e Internacional em Moçambique 23/11/20 - Hotelaria e Massificação do Turismo Doméstico 26/11/20 - Hotelaria e Massificação do Turismo Internacional em Moçambique

Voo de calibração realizado com sucesso no Aeroporto Internacional de Maputo

Voo de calibração realizado com sucesso no Aeroporto Internacional de Maputo

No âmbito do cumprimento do plano de actividades para o presente ano, da Direcção de Manutenção e Sistemas decorreu entre os dias 30 de Novembro e 05 de Dezembro do corrente ano o voo de calibração no Aeroporto Internacional de Maputo. A actividade de calibração contou com a intervenção de uma aeronave ZS-CAR com a respectiva tripulação que foi contratada a entidade SACAA - South African Civil Aviation Authority, através de um acordo entre as partes. O voo de calibração visa garantir o cumprimento das normas de segurança operacional exigidas pela ICAO. A calibração designada Flight Check decorreu normalmente, devido ao elevado grau de maturidade dos TMCENA’s (técnicos de manutenção Electrónica) na intervenção técnica durante os testes em vôo, para a verificação e ajuste dos parâmetros requeridos para conformidade destes sistemas de acordo com as recomendações da ICAO. O sistema DVOR/DME foi verificado em voo no dia 30 de Novembro corrente e aprovado para sua operação segura, pelo que, foi emitido o respectivo relatório que o certifica para os devidos efeitos. Os sistemas ILS e PAPI foram calibrados no dia 05 de Dezembro corrente e após os testes e ajustes dos parâmetros requeridos pela ICAO, foram devidamente inspeccionados pelo Flight Check acima, para serem usados dentro dos padrões exigidos internacionalmente na aviação e com emissão dos respectivos certificados de calibração. Os sistemas de ajuda a navegação aérea (DVOR/DME/ILS/PAPI) são sensíveis ao meio ambiente em que se encontram instalados em cada aeroporto, pelo que, a ICAO recomenda a sua verificação periódica dentro dos padrões estabelecidos para sua operação, através de um Flight check, devidamente equipado com um laboratório a bordo, também certificado pela ICAO. Esta acção é efectuada regularmente em períodos mínimos que variam de seis meses a dois anos, de acordo com a legislação em vigor em cada Pais. No final da missão a tripulação do Flight Test parabenizou os técnicos da ADM EP pela sua contribuição para o sucesso desta actividade. A actividade de calibração será também efectuada nos aeroportos da Beira e Nampula nos termos da necessidade de certificação para sua conformidade operacional. Assim como, no seguimento do plano da DMES, também serão realizados voos de calibração nos aeroportos que possuem sistemas de rádio ajudas a navegação aérea e de sinalização luminosa (PAPIS) nomeadamente em: Quelimane, Tete, Nampula, Lichinga, Pemba e Vilanculos.

PCA dos Aeroportos de Moçambique preside ACI-África

PCA dos Aeroportos de Moçambique preside ACI-África

O Presidente do Conselho de Administração da empresa Aeroportos de Moçambique, E.P. Emanuel Chaves foi nomeado por unanimidade para presidir a ACI-África (Associação Internacional dos Aeroportos de África).
De acordo com o Artigo 20 dos Estatuto da ACI África, o Sr. Emanuel Chaves foi designado para o cargo e função de Presidente da referida associação com efeito de 15 de Fevereiro de 2021 até o final do actual mandato da Presidência, ou seja, 31 de Dezembro de 2022. Refira-se que a nomeação é fruto do reconhecimento do trabalho que a empresa Aeroportos de Moçambique tem estado a levar a cabo, como parte integrante desta associação. Este constitui um marco importante para a empresa, em particular, e para o país, no geral, na medida em que vai enaltecer a presença e inclusão da língua portuguesa, na presidência e na associação, posição que vinha sendo dominada por falantes de Inglês e Francês Sobre a ACI - África:
A ACI - África, foi estabelecida em 1991 e é constituída por 67 membros de 53 países africanos que operam em mais de 260 aeroportos e 44 parceiros.
A associação é a voz dos Aeroportos e representa os interesses dos seus membros junto dos governos e organizações internacionais como a ICAO-Organização da Aviação Civil Internacional, e outras, e promove a excelência profissional na gestão e operação aeroportuária.

Aeroportos de Moçambique, E.P. faz balanço das actividades de 2020 e Perspectivas para 2021

Aeroportos de Moçambique, E.P. faz balanço das actividades de 2020 e Perspectivas para 2021

A Empresa Aeroportos de Moçambique realiza nos dias 17, 19 e 21 de Maio de 2021, via plataforma zoom, a sua reunião de Balanço das actividades desenvolvidas em 2020 e perspectivas para segundo semestre de 2021. A reunião foi presidida pela Secretária Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Dina Ribeiro. Participaram da reunião, Membros do Conselho de Administração da ADM, E.P., Directores de Função, Chefes de Gabinete e Chefes de Serviços. A agenda da reunião de balanço foi composta por diversos temas sendo de destacar os seguintes: Relatório de contas de 2020 Avaliação do orçamento Planos de actividades Plano estratégico Segurança operacional, entre outros. Na abertura da reunião, a Secretária Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Dina Ribeiro encorajou, mais uma vez, aos gestores e quadros da empresa a encararem com frontalidade os desafios que se colocam à empresa Aeroportos de Moçambique, no novo contexto, focalizando o aprimoramento dos planos de manutenção, privilegiando sempre a “manutenção preventiva” para garantir o funcionamento pleno e duradouro dos equipamentos e das infra-estruturas, melhoria da qualidade dos serviços a todos níveis contribuindo para que o País seja sempre um destino turístico de excelência entre outros desafios.

PCA da ADM, E.P. dirige 30ªAssembleia Geral da ACI-África

PCA da ADM, E.P. dirige 30ªAssembleia Geral da ACI-África

O Presidente do Conselho de Administração da empresa Aeroportos de Moçambique, E.P., Emanuel Chaves, dirigiu no dia 14 de Outubro de 2021, a 30ª Assembleia Geral da ACI-África (Conselho Internacional de Aeroportos de África) que foi realizada por videoconferência. O evento contou com cerca de uma centena de personalidades, em representação de quase todos os aeroportos africanos membros da ACI-África, e não só, aconteceu pela primeira vez, sob direcção do PCA da empresa Aeroportos de Moçambique, o que constitui um privilégio para o país. Durante os dias de trabalho, especialistas dos vários sectores discutiu-se temas que compõem o transporte aéreo, desde a facilitação, segurança -“safety” e “security”- recursos humanos, finanças, economia e meio ambiente, a cooperação entre as companhais aéreas e os aeroportos para melhorar a conectividade e defender os interesses dos países africanos, soluções e tecnologias de informação e comunicações, o impacto da Covid-19 na indústria de aviação civil, o sistema de acreditação em saúde pública, e análise dos programas de formação. Importa recordar que, por implementar rigidamente medidas e procedimentos de saúde, o Aeroporto Internacional de Maputo recebeu da ACI, o certificado de Acreditação em Saúde Pública, para operação em ambiente de Covid-19, que é uma prova para o público viajante e os operadores aéreos de que as instalações e facilidades aeroportuárias continuam seguras e que estão a ser tomadas precauções para reduzir o risco para a saúde pública. Outro aspecto a considerar é a elevação da língua portuguesa, pensando em desenhos de pacotes de formação em português, onde os profissionais dos aeroportos e áreas afins vão poder ser formados em português, caso esta seja sua língua oficial, o que constitui um marco importante para a empresa, em particular, e para o país, no geral, na medida em que vai enaltecer a presença e inclusão da língua portuguesa, na presidência e na associação, posição que vinha sendo dominada por falantes de Inglês e Francês. Outros projectos incluem, ainda, padronizar os passaportes para facilitar a movimentação dentro do continente; unificar os mercados africanos de transporte aéreo e tornar a região numa zona franca comercial, para permitir as transacções aeroportuárias entre diversos países, sem limitações. Sobre a ACI - África: A ACI - África foi estabelecida em 1991 e é constituída por 67 membros de 53 países africanos que operam mais de 260 aeroportos e possui 44 parceiros. A associação é a voz dos Aeroportos e representa os interesses dos seus membros junto dos governos e organizações internacionais, como a ICAO - Organização da Aviação Civil Internacional, e outras, e promove a excelência profissional na gestão e operação aeroportuária.

Inaugurado aeroporto Filipe Jacinto Nyusi

Inaugurado aeroporto Filipe Jacinto Nyusi

Foi inaugurado no dia 29 de Novembro de 2021 o novo Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi localizado na província de Gaza no distrito de Chongoene. A inauguração foi feita pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. A seguir a inauguração, o Chefe de Estado, percorreu as distintas áreas do aeroporto, acompanhado pelos membros do governo. Este acto foi também testemunhado por diversas individualidades entre membros do Governo provincial, distrital, representantes do corpo diplomático, representantes do ramo empresarial nacional e estrangeiro, população da Província de Gaza, que de forma calorosa saudaram o Chefe de Estado moçambicano. O aeroporto Filipe Jacinto Nyusi é resultado de um donativo do Governo Chinês à Moçambique no contexto das boas relações de cooperação entre os dois países e foi construído para receber 200 mil passageiros na hora de pico. A infra-estrutura está preparada para receber um total de 220 mil passageiros/dia e possui uma terminal de carga com a dimensão de 300 m2 para o manuseamento de toneladas de carga diversa. O aeroporto tem uma área de 3400m2 que abrange o Terminal com 2600m2, espaços de escritório com 600m2. O edifício principal é de um piso. A torre de controlo tem 28.7 metros de altura. O edifício contém uma área de check-in, de inspecção de segurança, de inspecção conjunta internacional para partida e chegada, área de triagem de bagagem para partida e chegada, salão de espera de embarque doméstico e internacional, salão de extracção de bagagem, lojas comerciais, escritório e outras instalações de apoio, incluindo uma plataforma de observação ao ar livre. O valor de investimento para a construção do Aeroporto foi orçado em USD 60.340.000.00 (Sessenta milhões e trezentos e quarenta mil dólares americanos).

Américo Muchanga é novo PCA dos Aeroportos de Moçambique, E.P

Américo Muchanga é novo PCA dos Aeroportos de Moçambique, E.P

A Empresa Aeroportos de Moçambique, E.P. tem novo Presidente do Conselho de Administração (PCA) Américo Muchanga em substituição do anterior Emanuel Chaves. A decisão foi tomada no dia 01 de Fevereiro de 2022 na sessão do Conselho de Ministros. O novo PCA que se segue nos Aeroportos de Moçambique E.P, engenheiro de tráfego em redes ópticas, tem larga experiência na área das comunicações, tendo exercido, por vários anos, o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional das Comunicações (INCM). Durante o seu percurso profissional, Américo Muchanga foi também director geral da INCM e exerceu as funções de director de Planeamento e do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a mais antiga instituição de ensino superior do país.

CPO visita Empresa Aeroportos de Moçambique

CPO visita Empresa Aeroportos de Moçambique

A Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da República de Moçambique, efectuou na Segunda-feira, dia 25.04.22, às 9H00 uma visita de trabalho à Empresa Aeroportos de Moçambique, no âmbito da fiscalização e supervisão Parlamentar. A Visita de Trabalho teve como objectivos, dentre outros, os seguintes: aferir a Implementação do plano estratégico da instituição e o respectivo nível de progresso; inteirar sobre o ponto de situação do grau de solvabilidade, liquidez e sustentabilidade da Empresa; oportunidades de negócio e iniciativas para explorar o potencial das infra-estruturas aeroportuárias; plano de comunicação e estratégias para a promoção da Empresa; política de massificação da aviação; desafios e perspectivas.

Aeroportos de Nacala, Beira e Nampula recebem Certificação em Saúde Pública da ACI World

Aeroportos de Nacala, Beira e Nampula recebem Certificação em Saúde Pública da ACI World

Aeroportos de Nacala, Beira e Nampula recebem certificados de Acreditação em Saúde Pública atribuído pela ACI World (Conselho Internacional de Aeroportos a nível mundial), por implementarem rigidamente medidas e procedimentos de saúde. Refira-se o Aeroporto Internacional de Maputo recebeu o certificado, em 2021, para operação em ambiente de Covid-19, que é uma prova para o público viajante e os operadores aéreos de que as instalações e facilidades aeroportuárias continuam seguras e que estão a ser tomadas todas precauções para reduzir o risco para a saúde pública. Próximo desafio é a cerificação dos aeroportos de Pemba, Tete e Vilankulo.

Membros da ACI África em preparação das eleições

Membros da ACI África em preparação das eleições

Membros da ACI África, sub-região da África Austral, estiveram ontem dia 21 de Julho do ano 2022 reunidos em Maputo para coo rdenação e preparação das eleições dos membros da Board da ACI-África.
Durante o encontro foram discutidos assuntos relacionados com a implementação do SAATM (Single África Air Transport Market), perspectivas das autoridades da aviação civil e dos operadores aeroportuários, conectividade aérea da África Austral, entre outros.

ACI África em preparação das eleições

ACI África em preparação das eleições

Membros da ACI África, sub-região da África Austral, estiveram ontem dia 21 de Julho do ano 2022 reunidos em Maputo para coordenação e preparação das eleições dos membros da Board da ACI-África Durante o encontro foram discutidos assuntos relacionados com a implementação do SAATM (Single África Air Transport Markt), perspectivas das autoridades da aviação civil e dos operadores aeroportuários, conectividade aérea da África Austral, entre outros.

Aeroportos de Moçambique, E.P. homenageia colaboradores que passam a reforma

Aeroportos de Moçambique, E.P. homenageia colaboradores que passam a reforma

Numa cerimónia orientada pelo Presidente do Conselho de Administração da empresa, Eng. Américo Muchanga, vinte e quatro (24) colaboradores de todas Unidades de Produção que passaram para a reforma no primeiro semestre, foram homenageados na noite desta quarta-feira, em Maputo. Para além dos reformados, fizeram parte do evento membros do Conselho de Administração e representantes da Associação dos reformados.