• Admin

ADM. E.P inaugura sistema ADS-B


A Empresa Aeroportos de Moçambique, E.P inaugurou a 20 de Dezembro de 2016, um novo sistema de tecnologia de vigilância cooperativa para rastreamento de aviões, conhecido por ADS-B.

Inaugurado pela vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, a sua instalação se enquadra no âmbito da implementação do conceito CNS/ATM – Comunicação, Navegação e Vigilância.

O ADS-B é um Sistema Automático de Transmissão e Vigilância Auxiliar pelo qual as aeronaves transmitem constantemente sua posição actual e altitude, categoria da aeronave e velocidade no ar, com o objectivo de garantir a segurança e a operacionalidade do tráfego aéreo.

Trata-se de um projecto que se enquadra na implementação do conceito CNS/ATM - Comunicação, Navegação e Vigilância - os três principais sistemas necessários para a prestação de Serviços de Navegação Área em espaços aeréos controlados. A ADM, E.P. aderiu a esta implementação como corolário do cumprimento das recomendações APIRG 71/31, do Plano de Navegação Aérea da Região Aficana-AFI e ao Plano Quinquenal do Governo 2010-2014.

O sistema propicia melhorias determinantes para a vigilância aérea ao permitir um maior número de amostras e mais parâmetros sobre as aeronaves do que é convencionalmente possível obter com o radar secundário. De menor custo de aquisição e manutenção, a ferramenta é também especialmente eficaz em áreas de terrenos montanhosos onde a cobertura radar é limitada ou inexistente, já que alcança níveis de voos (altitudes) mais baixos, ao contrário dos radares.

Refira-se que este projecto foi financiado pelo Deutsche Bank, sendo que o fornecimento e instalação dos sistemas ficou a cargo da empresa espanhola DF Núcleo, com um período de execução de dois anos, com início a 01 de Novembro de 2014, e a previsão da conclusão o mês de Dezembro de 2016.


0 visualização

Seguir

Entre em contato para mais informações

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Copyright © 2017 Aeroportos de Moçambique